Causos verdades dos bastidores

PEDAÇOS DA MINHA BIOGRAFIA MINISTERIAL

Dia desses alguém me perguntou pastor a IGREJA PRESBITERIANA NOVA ESPERANÇA é REFORMADA OU PENTECOSTAL?  Amei a pergunta, pois, assim pude esclarecer aquele irmão quem nós somos.
No primeiro jornal da nossa denominação NOVA ESPERANÇA, foi publicada pelo ir. Juarez uma frase minha: “Somos presbiterianos, somos pentecostais, somos calvinistas; mas acima de tudo, somos cristãos (frase citada por ocasião do culto de oração no dia 13 de março de 2007 na IPNE). Pronto meus irmãos aqui está a nossa resposta, SOMOS O QUE VOCÊ ACABOU DE LER. Na nossa caminhada como cristão nessas mais de quatro décadas que servimos ao nosso Deus, pudemos entender muito bem estes quatro pontos desta frase: primeiro, nasci nesta denominação linda chamada Igreja Presbiteriana do Brasil, mas, para a glória de Deus hoje sou da IGREJA PRESBITERIANA NOVA ESPERANÇA que é um ramo da IPB composta por um pequeno número dos que, professam a verdadeira religião ensinada nas Escrituras do Velho e do Novo Testamento, juntamente com seus filhos menores. Como Igreja, tem por fim prestar culto a Deus, promover o aperfeiçoamento da vida cristã de seus membros e o Reino de Deus entre os homens segundo nossa Confissão de Fé, XXV. Nossa Igreja tem as Escrituras Sagradas do Antigo e Novo Testamento como a única regra de fé e prática, adota o regime PRESBITERIANO DE GOVERNO, aceita os Símbolos de Westminster (Confissão de Fé, Catecismo Maior e Breve Catecismo) como seu sistema doutrinário e rege-se pelo seu Estatuto e Regimento Interno aprovado em Assembléia e Registrado em Cartório.
Segundo somos Pentecostais porque cremos na manifestação do Espírito Santo, conforme lemos em Atos 2:1-11.
Cremos perfeitamente na manifestação pentecostal do Espírito Santo, conforme consta textualmente no livro e passagem acima, versículo por versículo, palavra por palavra.
Cremos que tal fato,  o Pentecostes, ocorreu em virtude do cumprimento da profecia de Joel 2:28-32, pois a infalível a Palavra de Deus assim o declara em Atos 2:16-21.
Agora, se crer em "sopro", em "dentes de ouro", em revelações extrabíblicas, em blá-blá-blá desconexo (Babel - Gn 11:6-9), é ser pentecostal, então este pentecostes então este não é nosso Pentecostes, ser pentecostal é muito mais do que falar em línguas estranhas. Ser pentecostal é ser batizado no Espírito Santo, com toda a mudança de vida que isso gera em nós: compromisso MUITO MAIOR do que aquele que tinha antes, responsabilidade com a verdade, com a justiça divina, responsabilidade para com a Obra do Senhor, necessidade de estar em constante oração e adoração ao Senhor, ser Pentecostal é muito mais que simplesmente bater palmas, dançar para o Senhor e dar Glórias a Deus.
Terceiro Lutero sempre viu a si mesmo como um fiel servo da Igreja. Daí o seu profundo desgosto pelo fato de os primeiros protestantes, na Inglaterra e na França, assim como na Alemanha, terem sido chamados luteranos. Isso pode ser visto em suas próprias palavras. Ele escreveu: A primeira coisa que peço é que as pessoas não façam uso do meu nome e não se chamem “luteranas”, mas “cristãs”. Quem é Lutero? O ensino não é meu. Nem fui crucificado por ninguém. ... Como eu, miserável saco fétido de larvas que sou, cheguei ao ponto em que as pessoas chamam os filhos de Cristo por meu perverso nome? (Timothy George - Teologia dos Reformadores - p. 55).
Somos Reformados porque Só a Fé Reformada pode, de modo coerente, sustentar a soberania absoluta do Senhor. Talvez alguém possa objetar que a Fé Reformada é dualista, porque mantém a tensão entre Deus e o homem. Mas é exatamente essa tensão que explica que a Fé Reformada não é dualista. As duas partes, Deus e o homem, não estão no mesmo nível. Deus é Criador, e o homem é Sua criatura.
Já no trabalho de Calvino, reformando a crença na autoridade de Cristo e na Palavra de Deus como única regra de fé e prática, com forte ênfase no sistema de governo da Igreja; o movimento passou a ser conhecido por essas características. Assim, raramente se ouve sobre calvinismo, exceto nos círculos teológicos. Nossa Igreja não se chama Igreja Calvinista, como também não se chama Igreja Paulina; e os escritos de Paulo são muito mais importantes que os de qualquer reformador. Na verdade, duas das características do movimento deram nome aos seus adeptos: 1º- o termo “reformada” - oriundo do propósito dos Reformadores de dar à Igreja da Idade Média a forma da Igreja primitiva, a forma original da Igreja. Esse termo é largamente usado em todo o mundo; 2º - o termo “presbiterianismo” - decorrente da ênfase dada pelos Reformadores à forma de governo, indicando que a Igreja é regida pelos presbíteros.
Por fim somos uma IGREJA PRESBITERIANA NOVA ESPERANÇA, uma Igreja CRISTÃ em sua essência, pois, não foi igreja ou denominação foi Cristo quem morreu por nós, Jesus chamou os doze afim de estarem com ele Mc 3:14, o que eles viram durante os anos em que andaram com Jesus não lhes poderia ter sido comunicado apenas por meio de discurso. As curas e milagres, o tempo investido na oração, as conversas espontâneas com Ele, suas atitudes... tudo isso se tornou um modelo a ser seguido, João 13:15; Mt 17:14-20; Mt 16:13-15 mais acima de tudo, SOMOS CRISTÃOS, somos livres para louvar com expressão de louvor e adoração que estiver em nosso coração, somos um povo livre a quem Deus libertou pois,  foi assim que Jesus disse em João 8:36: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”, Glória a Deus!
Rev. José Airton Pereira da Silva

LOJA DE AIRTON PEREIRA